sexta-feira, 11 de abril de 2008

Agenda cultural

É sexta-feira, fim de semana. Vamos à agenda cultural? O que os principais sites trazem para as pessoas que buscam divertimento e cultura. A cada sexta vamos analisar um portal, hoje é o G1.

Fiquei pensando... Coisa boa poder sentar em frente ao computador para procurar o que fazer na folga. Não é o meu caso. Bom se fosse. Mas, caso estivesse livre no fim de semana o que o G1 destaca para o ócio... Vamos descobrir?

Na página principal, no canto direito encontrei algo que chamou a atenção: guia cultural. Muito Interessante! Só não é melhor porque disponibiliza opções apenas para Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, para que mora lá é um achado. Ele se subdivide em: cinema, gastronomia, artes, noite, shows, e passeio.

Ao clicar em qualquer um dos links abre uma lista com opções relacionadas ao tema proposto. Filmes no de cinema, restaurantes no de gastronomia e assim sucessivamente. A disposição na página é a mesma em todos. E a qualidade também. Ricos em detalhes e informações. No de cinema, por exemplo, encontra-se a sinopse do filme, onde ele está passando, o valor, censura e direção. Inclusive a possibilidade de comprar o ingresso através do site. Na página de gastronomia a apresentação dos restaurantes traz foto, detalhes de decoração e culinária, disponibiliza telefone, site e endereço da casa.

O G1 em termos de cultura é bastante completo. Faz uma boa cobertura para o público paulista e carioca. Seria melhor se a mesma também contemplasse o sul e porque não para todo o Brasil. Mas quem sabe encontramos uma cobertura local em outros site nas próximas semanas...
Beijos e até lá!

Lindanir Helena Tomelin

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Informação: rápida ou apurada?

A internet se destaca pela rapidez em informar. É um espaço onde a maioria dos leitores priorizam a velocidade do que a verdade.
As notícias são publicadas de forma fragmentada e na sua maioria com algum dado errado, mesmo que seja corrigido logo em seguida.
É um espaço que coloca a disposição: vídeo, áudio, imagem, texto – recursos para facilitar o consumo da notícia - com maior rapidez e facilidade de entendimento.
Colorida e com muitas imagens, as páginas da internet ganham a atenção dos leitores, mesmo quando uma notícia não tem os fatos apurados - isso é o que influencia no uso do consumidor de informação, tanto na qualidade como na verdade da informação vinculada.

Daiana Constantino

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Protesto!

Postagem em dia de prova não vale!

RB

terça-feira, 8 de abril de 2008

Na internet tem cultura também

A internet surgiu como um meio inovador. Com uma tecnologia de ponta, que reúne os mais modernos sistemas da área, destacou-se pela sua praticidade, pela capacidade de estar em qualquer parte do globo, pela sua rapidez.

No entanto, ela vem demonstrando que também se utiliza do passado e que ele é muito importante na construção do presente.

Relembrar o passado, para os mais velhinhos, ou conhecê-lo, para os mais jovens. É o que tem procurado fazer o site Século Vinte. Nele, diversas propagandas dos gêneros mais variados foram reconstituídas e digitalizadas.

A proposta é valorizar a construção publicitária e mostrar a relação que ela estabelecia com a sociedade da época.

É a internet reacencendo a cultura e divulgando-a no seu espaço virtual.

Tatiane Martins