sexta-feira, 28 de março de 2008

Que tal um bichinho como esse de estimação?



De acordo com a matéria publicada no site terra nesta sexta, 28 de março de 2008

Uma sucuri de pouco mais de 5 m foi encontrada hoje em Palmas (TO). Ela estava enrolada em um cachorro na praia do Prata, a mais frequentada dos banhistas da capital do Tocantins. O animal pesa cerca de 80 kg e é capaz de comer um boi em uma única alimentação.

A cobra foi capturada pelos agentes da Companhia Independente da Polícia Ambiental (Cipama) de Palmas

Esse interessante réptil tem um apetite voraz, e não pense você que ela se contenta com pouco alimento que tal 150 quilos de carne

Jornalismo Participativo

O site terra convida o internauta a ser repórter e divulgar acontecimentos testemunhados por ele. É a interatividade do canal com seus leitores e por que não futuros jornalistas... Quem sabe é um espaço pra gente neh galera... O problema é tempo não é mesmo??? São tantos textos pra ler, rádios pra ouvir e sites pra visitar e ficar linkando rsrs e claro pautas pra cumprir e o nosso trabalho que sem ele como vamos pagar nossa facul? Ah sim, mas o que a gente faz da meia-noite as seis da matina??? Dormir pra que? Vai publicar matéria... affff

Lindanir Helena Tomelin.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Conto de fadas da vida real

PF encontra droga dentro de sandália



As mulheres têm um jeitinho delicado e sensual de caminhar em cima do salto alto. Seja o sapatinho de cristal da Cinderela ou a sandália com strass das “irmãs de 24 e 28 anos”. Os olhos da PF não foram enganados e nem iludidos por essa artimanha.
Obviamente que a vida real é bem diferente do mundo infantil. Porém, as “crianças grandes” nos surpreendem com o quanto longe pode ir a imaginação para se dar bem no final da história.
Publicada no portal G1, às 9h43min, na editoria Brasil. A matéria chamou atenção principalmente pela imagem! A notícia ganhou mais visibilidade com a utilização da foto.
Em um espaço de comunicação onde o importante é a velocidade com que as informações são publicadas - por que não usar e abusar do recurso imagem para atrair ainda mais o público, além de tornar mais fácil e rápido o consumo da notícia?

Um flash da infância
Ao ver a imagem lembrei dos tempos de criança. A história da Cinderela é um dos contos de fadas mais antigos do mundo! E existem muitas versões dessa história. Para os interessados, curiosidades sobre o conto aqui.

Daiana Constantino

quarta-feira, 26 de março de 2008

Gatinho da Páscoa, o que trazes pra mim?

Ao acessar o portal G1, sempre vejo alguma curiosidade. E esse site tem uma editoria que não teria muita graça e credibilidade se não existisse o recurso de publicação de imagens. Não lembro de nenhuma vez em que não tivesse visto uma foto na chamada do "Planeta bizarro".

O destaque de hoje é para um gatinho, que nasceu no domingo de Páscoa, trazendo uma mensagem de amor "impressa" no próprio corpo.


Segundo o site: "Nas costas do animal, é possível ler a frase 'I love Dot' (em português, 'Eu amo Dot'). O 'love' é um coração, e o 'Dot', apelido de Dottie, nome da gata que pariu os bichinhos, é um ponto. Em inglês, 'dot' significa ponto."

Mas, além disso, eu enxergo uma letra "M" antes do "I". Só pode ser M de "Mom" – mamãe, traduzindo em português meigo. (Mas não sei não, a criatura mal nasceu e já tem um coração negro...)



O texto que acompanha essa notícia é pequeno, mas a imagem já explica praticamente tudo. O coração, por si só, traz algum significado até para quem não sabe falar em inglês. Mais uma vez a imagem prova a própria utilidade nessa editoria.

Deslizando a barra de rolagem da página em que se observa a matéria completa, há um link para julho de 2007, quando o G1 divulgou um caso semelhante: um cachorro que tem o formato de um coração nos pêlos. (Um, dois, três! Em coro: "Ohhhhh".)

Saindo do jornalismo, mas continuando a observação sobre a comunicação do G1, um banner chama a atenção de quem passa:



É pra ouvir o que os brothers ainda estão dizendo fora do programa ou é pra ouvir agora o que eles já disseram enquanto estavam dentro da casa? É que hoje é quarta-feira, dia 26 de março de 2008 e, a menos que você tenha ficado trancafiado dentro de casa, sem ligar a televisão, o rádio, acessado a Internet, recebido torpedo no celular, ido à escola, etc, você já está sabendo que não há mais nenhum participante dentro da casa porque o Big Brother Brasil terminou ontem e alguém ganhou um milhão de reais. (Não, não vou dizer quem foi. Se você ainda não sabe, procure no G1.)

Como um site que é atualizado durante o dia inteiro não atualiza a parte da publicidade? Não é justamente isso que sustenta esse meio? Essa mesma publicidade também aparece na página principal do portal. Eu liguei pro número que aparece ali e, ao escolher a opção 2 "Plantão BBB", ouvi a porcentagem do resultado da última votação e o nome de quem venceu o BBB 8. O serviço de "espiar agora com os ouvidos" já terminou. Mas ainda dá pra ligar e pagar a tarifa, sabe?

Na outra página, do cachorro do coração, tem outra publicidade bem "útil":


Repetindo, "hoje é quarta-feira", então você só pode participar do chat na próxima terça-feira. Mas se não tem ninguém lá, quem vai sair na semana que vem?

Rosimeri.

(Não, eu não. Sou apenas a autora do post.)

terça-feira, 25 de março de 2008

De fato, já é sabido que a internet vem conquistando seu espaço, principalmente por sua velocidade de atualizar as informações. Mas, até que ponto isso é válido? Qual o público que está integralmente diante do computador acompanhando essa rapidez? Com certeza, esse fetiche que se criou em torno da instataneidade não supri o internauta de maneira precisa. A hieraquização, o que vira manchete, o que vai ficar no ar mais tempo, tudo isso ainda precisa ser analisado como nos moldes antigos. Nessa construção, é necessário se imaginar como leitor e perceber o que realmente vai agregar algo importante.
Hoje, no site da Globo, como de costume, houve alteração de manchete, também como de costume houve atualização de notícias quase que de minuto em minuto. Como sempre a internet mostrou seu lado "fascinante". No entanto, o que não mudou de lugar, por um só segundo sequer, foi a foto dos finalistas do programa global Big Brother Brasil. Está bastante visível que a colocação dessa informação se sobrepõe até mesmo a manchete no topo da página, é para ela o primeiro olhar do internauta ao abrir a globo.com.
É claro, sabemos que ambos (canal de televisão e página da web), fazem parte do mesmo grupo, portanto trabalham em parceria. No entanto, já chegou a hora de percebemos que esses leitores da web querem um pouco mais do que entretenimento na internet, eles querem sim informação, e informação que lhes agregue algum conhecimento. Este é o momento para aprender a nivelar por cima, talvez quem largar na frente e fizer isso primeiro saia da vala comum da instantaneidade sem conteúdo.

Tatiane Martins.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Tarefa diária...

Cinco. Cinco dias da semana. Cinco futuras jornalistas. Cinco análises sobre a cobertura jornalística na Internet.
Tarefa diária da aula de Meios Internet II, na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, propõe observar os recursos da web utilizados por diversos sites de notícias, tanto na escolha como na forma de publicação.

Equipe Analisanet =D

E comecemos agora.
Estreou hoje uma página especial no G1 sobre a Epidemia de Dengue no Rio de Janeiro. Luta contra a Dengue parece uma tentativa do site de centralizar o assunto, de facilitar a vida do internauta que procura informações sobre a doença.
Na página há uma manchete, correlatas, lugar para vídeos, e outro para tirar dúvidas dos leitores. Um vc no G1 especial da dengue também foi colocado.
Essa é uma vantagem do noticiário na internet, a possibilidade de se criar um espaço para atender as expectativas do seu espectador. Neste caso a visível intenção de focar os acessos entre os cidadões fluminenses.

Ana Laís Schauffert.