sábado, 10 de maio de 2008

1968: La révolution?

O que tu estavas fazendo em 1968?
Eu ainda não tinha nascido.
Anyway... Agora em maio, a história desse ano ganhou destaque em vários portais da Internet. A Folha de S. Paulo publicou uma entrevista com o petit vieux Edgar Morin sobre o assunto. Mas, porém, entretanto, todavia, em todo caso, só pode ser lida online pelos assinantes UOL. Por isso, só linko o Portal G1, que entrevistou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que estava na França há 40 anos atrás - quando conheceu Morin.

"O mundo é maleável, deixe cada um viver ao seu modo.
Penso o oposto do Sarkozy. Não tem que enterrar 68,
tem que reviver." Ler entrevista completa.

Rosimeri Back.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

De cara nova...



O mundo virtual é muito rápido mesmo... Na última sexta-feira o tema da postagem que fiz trazia uma análise descritiva do portal clicRBS. No entanto, cinco dias depois o site mudou completamente. A abertura que chamei atenção virou lenda...

Agora ao acessar o clicRBS não aparece mais a opção de interesse: Rio Grande do Sul ou Santa Catarina. A escolha de região fica no canto esquerdo do portal, depois da página aberta você pode optar pela mudança.

Na nova home o que me parece mais interessante é a estréia de uma nova central de blogs. Onde, organizados por temas, permanece a possibilidade de acesso por posts mais recentes e pela ordem alfabética. Segundo o próprio portal on line dos veículos da RBS, existem mais de duzentos blogs a disposição dos internautas.

Neste novo layout, além de uma distribuição mais limpa e leve de informações, a marca da globo.com aparece perto do clicRBS, deixando clara a ligação entre os dois meios de comunicação.

E como na primeira análise, percebe-se na comparação entre o portal destinado aos catarinenses e dos gaúchos as informações de relevância nacional postadas em ambas. Mas o olhar continua voltado à região escolhida.


Por hoje é isso...
Beijos e até a próxima semana,

Linda Tomelin

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Site organizado

No site da Folha Online, nesta manhã de quinta-feira (8), a reportagem sobre o caso Isabella Nardoni traz informações completas sobre os últimos acontecimentos e também informações complementares sobre o caso, onde foi utilizado os recursos de vídeos, fotos e links. Através dos links o consumidor de informação pode se localizar, e se situar sobre a notícia. Entre eles, está o link entenda o caso. A organização, a contextualização e a apuração da informação facilita o entendimento, torna a busca pela notícia mais rápida, além do site ganhar credibilidade transmitindo segurança ao leitor sobre a veracidade da reportagem veiculada.

Daiana Constantino

segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Brasil Online

Mesmo atualmente um pouco menosprezado o site do Bol (Brasil Online) continua firme e forte. Digo menosprezado por já ter ouvido várias pessoas falarem coisas do tipo, "você ainda tem conta no Bol?", "você acessa o Bol?", etc. Bem, minha primeira conta na internet foi no Bol, lá no final do ano de 2002. Hoje, não a tenho mais, mas segundo informações do Bol, o site tem mais de 4 milhões de contas ativas e foi o pioneiro em oferecer e-mail grátis no Brasil.
Venho falar desse famoso site por causa de seus links de notícias, abastecidos quase que completamente pela Folha Online e Uol (mantedor do site, se assim posso chamar)...
Em sua cobertura jornalística, que destaco não é seu foco, o Bol parece se preocupar muito com o aspecto mais regional da notícia, dando enfase a acontecimentos grandes de cada estado ou fatos curiosos. Intencionalmente ou não, as manchetes do Bol costumam ficar estampadas muito mais tempo que outros sites. A manchete dessa segunda-feira, 5, por exemplo é a mesma desde o começo da manhã até agora, 15h30: "Explosão em mina soterra 27 em SC; duas pessoas morreram". A matéria já foi atualizada algumas vezes, e continua como manchete do site.
De certa maneira isso limita um pouco um recurso interessante da internet, que é de poder trocar suas manchetes e dar visibilidade a diferentes assuntos num mesmo dia.

Valeu...

Ana Laís Schauffert