sexta-feira, 25 de abril de 2008

Hoje, em vez de cultura, atualidade.
Ig atual e rápido.

O site ig (internet grátis) foi o primeiro portal gratuito da internet (sic Felipe Silveira).
Nosso olhar hoje se volta para esse espaço virtual.
A página principal agradável aos olhos (pelo menos aos meus) traz muita informação atual: inflação, imposto de renda, caso Isabella, caso Ronaldo e outros.
Um link que considero interessante dentro do ig é o “último segundo” onde as informações são postadas em média a cada dois minutos, algumas inclusive postadas no mesmo horário, por exemplo: Contratos futuros de dólar terminam em alta na BM & F; Ptax encerra a R$ 1,7058 – postado às 20:42:00. Equador e França apostam em acordo em acordo humanitário para libertar reféns das Farc - postado às 20:42:00. Moscou promete estudar proposta iraniana para resolver polêmica neclear - postado às 20:42:00. Essa rapidez de informações postadas faz jus ao campo que o portal se encontra - virtual - onde a rapidez se torna essencial. Nesse termo de noticiabilidade on line a interface ig se enquadra com prefeição.

Valeu!!!
Até +
Linda Tomelin

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Contra, a favor ou muito pelo contrário?


O sítio do Jornal A Notícia (22 de abril) trouxe a informação de que o Tribunal Superior Eleitoral vai decidir se permite ou não campanhas eleitorais na internet, por exemplo, para as eleições municipais deste ano.
Segundo a matéria, o que pensa cada pré-candidato à prefeitura de Joinville:
Darci de Matos: "Eu sempre coloco vídeos com prestação de contas do mandato parlamentar. É uma forma de chegar ao eleitor mais jovem. É lamentável essa proibição. Às vezes me pergunto, será que o candidato vai poder respirar na eleição?"
Rodrigo Bornholdt: "É um meio em que o poder econômico não tem a força que tem em outras mídias e que poderia equilibrar a disputa".
Carlito Merss: "Tem de regulamentar, não pode ficar essa insegurança".
Mauro Mariani: "Eu acho que o TSE tem que institucionalizar todos os meios para que as condições sejam iguais".
Kennedy Nunes: "Sinceramente, eu não entendo essa preocupação do TSE".

Discussão inútil.

RB.

Os recursos não usados na internet

Apesar de poder agregar vários tipos de recursos midiáticos, como texto, foto e vídeo, a internet ainda consegue desenvolver e utilizar essa vantagem.
Vamos ao fato. Hoje, por exemplo, por volta do meio-dia, dois grandes sites de notícias tinham suas respectivas manchetes e notas (ou chamadas, não sei como denominar), porém, em um total de 17 notícias, apenas cinco tinha algum tipo de recurso, como foto, audio e infogáfico.
No site do jornal O Globo, havia três entre nove matéria com uma foto, sendo que uma delas tinha um audio.
No site do jornal Estado de S.Paulo apenas uma das oito manchetes tinha foto, e a notícia principal tinha um infográfico.

A rapidez, o dever de dar a notícia imediatamente, faz com que a internet perda muito do melhor que ela tem, que é oferecer todo tipo de acesso ao internauta. A vantagem é sempre poder atualizar a matéria e isso deveria ser usado também para que sempre fosse melhorada a matéria, o que é difícil de ser visto.

Até.

Ana Laís Schauffert

terça-feira, 22 de abril de 2008

"Vc no G1"... É a vez do leitor!

Vc no G1. Este é o espaço que um dos maiores sites de notícias, o G1, dá ao seu leitor. O interneuta pode participar da construção do site, encaminhando a sua matéria com informações que acha relevantes.
Em geral, as notícias trazem alguma curiosidade e ganham um proximidade com a região de quem as produziu.
Os sites, em função da sua acessibilidade mundial, não podem ter relações exclusivas com determinadas regiões, portanto o seu enfoque é globalizado, procurando atender a todo tipo de público que se concecta a ele.
Para tanto, espaços em que o internauta pode ser não só o receptor, mas o informante, dão a possibilidade de escapar dessa informação global e entrar com mais intensidade no local. Por ser alguém com intimidade com o assunto e com a região, a notícia pode gerar interesse e credibilidade.

Tatiane Martins