sexta-feira, 18 de abril de 2008

A sétima arte

A semana passou voando e já é sexta, de novo... Então vamos conferir o guia cultural de mais um site. Hoje, nosso olhar vai para o portal Terra e será mais voltado ao cinema. Entrando no clima de nossa viagem para o Florianópolis Audiovisual do Mercosul em junho.

Depois de uma breve procura - em um site carregado de informação e publicidade - encontramos a coluna canais. Beleza, carro, cartões, chat, e finalmente uma luz no fim do túnel: Cinema & DVD. Nele, encontramos notícias das mais variadas. Estréias da semana, festivais, premiações, indicação de outros sites relacionados ao tema, vc repórter e o "especiais" que traz informações sobre Cannes, Gramado, Oscar 2008 e outros. O mais bacana do terra foi o: compre seu ingresso. Seleciona-se a cidade, por exemplo, Joinville. Sim, tem Joinville e também Curitiba, ambas próximas de São Bento, já que os são bentenses tem de deslocar para ir ao cinema porque não existe um na cidade. Pois bem, clicando no nome da cidade aparece os filmes em cartaz no fim de semana. Demais!!! Joinville aparece para esse fim de semana dez filmes. Curitiba: 30. Selecionei o filme Angel em Curitiba e buscar. Abre uma página do ingresso.com.br e junto a decepção "No momento, não foi localizado nenhum resultado para cidade de Curitiba". Como assim??? Estava na lista de filmes disponíveis para Curitiba, mas não foi localizado. Que pena! Vamos a mais uma tentativa agora Joinville, escolhi Jumper e... Deu certo, pede para escolher a data que vai de hoje até quinta-feira da próxima semana. Escolhe-se o dia, o horário, quantidade de ingressos, e aí o preenchimento de um cadastro enorme (em torno de dois minutos) e com a opção do Newsleter, onde, caso queira, pode receber por e-mail as novidades da Ingresso.com, com a opção de receber em texto ou html. Depois de tudo isso escolha a forma de pagamento para curtir um bom cinema nesse fim de semana prolongado com o feriado de Tiradentes na segunda. A previsão é de frio, perfeito para um cineminha e pipoca...

Beijosssss
Até semana que vem
Lindanir Helena Tomelin
Fonte imagem: clike aqui

quinta-feira, 17 de abril de 2008

a menina Isabella

Hoje, às 14h, o portal de notícias G1 trazia a matéria sobre o caso da menina Isabella: Polícia descarta terceira pessoa no apartamento.
A reportagem trouxe informações complementares sobre o caso. Um fato novo para a história da menina Isabella. Um gancho para continuar a reportagem. Pois muitas vezes a mídia, no geral, enganou os leitores. Muitas matérias foram publicadas sem fatos novos, e até chegaram ao ponto de fantasiar as informações criando um espetáculo em cima de uma morte que ainda não foi esclarecida.

Daiana Constantino

quarta-feira, 16 de abril de 2008

As manchetes

No final da tarde de hoje, quatro dos grandes sites jornalísticos brasileiros traziam nada menos que mesma manchete: verba de deputados sobe para R$ 60 mil.
O fato aconteceu essa tarde, quando presidente da Câmara de Deputados anunciou o aumento da verba dos parlamentares de R$ 50.800 para R$ 60 mil. Segundo Arlindo Chinaglia os valores, que são usados para pagar funcionários, não eram reajustados desde 2005.

As matérias são bem parecidas, mas não iguais:
Estadão: Verba de deputados vai subir para R$ 60 mil
G1: Verba para deputado contratar assessores sobe para R$ 60 mil
O Globo: Chinaglia eleva verba de gabinete dos deputados para R$ 60 mil mensais
Folha: Câmara aprova aumento de verba para deputados para R$ 60 mil

O flagrante é muito comum, principalmente quando se trata de matéria que tenham origem no Congresso Nacional. Os istes assim desmonstram que tem todos a mesma proposta, sem variação de foco ou estilo, minha opinião. Alguns são mais completos, outros são fazem o basicão, mas podem ser colocados no mesmo patamar, só querem encher os internautas de uma tonelada de informação por minuto.

Até, então.

Ana Laís Schauffert

terça-feira, 15 de abril de 2008

Blog... pra quê te quero?


Por que as pessoas montam um blog?
Para levantar questionamentos sobre a sociedade? Para instigar, refletir, revelar verdades?
Doce ilusão...
Blogs podem até surgir com esses propósitos, mas acabam todos, mais cedo ou mais tarde, falam mal de alguém ou de alguma coisa. E normalmente ficam só nisso...
Nesse exato momento, por exemplo, é isso que faço. Estou tentando ir além desse lugar comum, mas sei que estou girando em círculos e apenas falando mal de como vem sendo a construção de informações em blogs.
E é essa a grande sacada! Blog também é um meio comunicador. Ninguém lê blog só para saber a opinião do blogueiro, as pessoas buscam a informação com um algo mais. Querem a contextualização, a explicação, isso faz a diferença.
De fato, não se faz necessidade extrema que o conteúdo seja escrito por um jornalista, mas sim por alguém que se comprometa em não só opinar, mas em enriquecer o seu leitor com o diálogo diário sobre os fatos da sociedade. Blogs permitem a interação, a comunicação do leitor com o construtor. Nele você pode ser o jornalista, o pai de família, o crítico, o filósofo, ou tudo isso junto.
Portanto, sejamos blogueiros, sejamo intermediadores, mas sejamos com a responsabilidade que essa função exige!

Tatiane Martins

domingo, 13 de abril de 2008

A contribuição do público

Você quer ser repórter? Ou talvez só aparecer para um número maior de pessoas na internet? Quem sabe apenas contribuir para informar ao mundo algum fato que você viu?

Qualquer que seja seu objetivo, seus problemas acabaram... Muitos sites de notícias do Brasil já oferecem serviços de interação com o internauta, também denominados, como, "vc repórter" do Terra, "Vc no G1" e "Leitor-Repórter" dos catarinenses Diário Catarinense e A Notícia.

Proximidade com usuário, aumento de acessos, ganho em cobertura, são alguns dos fatores que levam os sites a adotar o serviço. O funcinamento é bem simples, o internauta que tenha algo a dizer, viu algum acontecimento, ou tem uma foto interessante pode enviar seu matéria para os sites e ver seu conteúdo ser acessado por milhares de pessoas.

Me pergunto, se todos os arquivos enviados são publicados? Quem faz esse tipo de seleção? Só os textos informativos são levados em conta? Acho que nesse ponto não, o maior portal da Rede Globo, G1, por exemplo, publica dos leitores de fotos de sósias de famosos até clics apaixonados de beijo. Esse foi o caso de domingo, 13, dia do beijo. A página principal do site trazia uma chamada das fotos enviadas por internautas sobre suas apaixonadas bitocas.

A ferramenta tem uma lógica interessante. Com o atual fenômeno de acesso que são os blogs, os sites desenvolvem um serviço que traga os internautas para a sua página.

A tática não é novidade, jornais impressos e rádios sempre disponibilizaram espaço para a participação de seus leitores/ouvintes. Seja por denúncias no ar, ou algum informação do local de um acontecimento, como no rádio, seja em cartas do leitor e espaços para fotos, como no jornal impresso.

A interação aproxima o público do espaço acessado e benefícia o site, que só ganha com uma maior cobertura jornalística, ou não jornalística também.

Página do G1 destina as contribuíções de seus internautas de todo o mundo

Até.

Ana Laís Schauffert