sexta-feira, 4 de abril de 2008

Jornalismo Online

Na era digital tudo é muito rápido. Muitas informações postadas buscando conquistar e fidelizar o seu público.
Vivemos em uma fase que a informação predomina dentro de um mundo ligado pelos computadores.
Uma nova era.
Fazemos parte desse processo. O tempo, o estudo, a atenção aos movimentos irão apontar se essa fase é de princípio ou de exclusão. Em um novo conceito aberto ao saber, chamado jornalismo na web.


Principais manchetes, em alguns sites, postadas na tarde de 04 de Abril de 2008:

Ig - Prevenção contra dengue não é feita há 10 anos, diz Cabral
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), voltou a criticar a administração do prefeito da cidade do Rio, César Maia (DEM), em relação à política de prevenção à dengue, doença que é epidemia no município.

G1 - Acidente interdita Rodovia Anhangüera no sentido SP
Segundo bombeiros, uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas.
Helicóptero Águia da Polícia Militar ajudava no resgate.

G1 - Ministro da Justiça diz que PF pode investigar vazamento de suposto dossiê
Segundo Tarso Genro, 'o fato determinado é que houve vazamento'.
'Se alguma autoridade pedir, a Polícia Federal poderá investigar', afirmou.

Terra - Caso Isabella: não existe motivo para prisão, diz advogado Marco Polo Levorin, um dos advogados do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Peixoto Trotta Jatobá, afirmou hoje que entrará com pedido de habeas-corpus porque considera que "não há motivo claro ou prova concreta para prisão temporária". "Os fatos apurados não legitimam a prisão. Se há fatos díspares nos autos, não tem motivo para decretar prisão."

UOL - Consumo interno faz venda de carros crescer 31% no trimestre e bater recorde
SÃO PAULO (Reuters) - O consumidor brasileiro manteve a demanda por automóveis em março, sendo a principal contribuição para o setor atingir recorde de vendas e produção no primeiro trimestre deste ano.

Imagem de ilustração: Foto
Lindanir Helena Tomelin

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Repercussão imediata

O caso da menina Isabella chocou o país.
Confira a matéria no portal G1: Caso Isabella
A notícia sobre Isabella comoveu milhares de pessoas. A mãe da menina, Ana Carolina Cunha de Oliveira, de 23 anos, já recebeu mais de 80 mil mensagens de solidariedade pela internet.
A internet possibilita a interação e a participação do leitor, o consumidor de informação no acontecimento, no fato real, seja através da opinião, do debate ou até mesmo com protestos e manifestações, usando o espaço onde a opinião pública faz a diferença com mais rapidez.

Daiana Constantino

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Como a moderação de comentários já foi discutida em sala de aula, fiquei pensando sobre o assunto e acho que o portal G1 dá bastante liberdade ao leitores, mesmo para aqueles que não acreditam no que lêem ali, mesmo para aqueles que vão ali só para ver quem já comentou e discutir, mesmo para aqueles que deixam recados que não tem nada a ver com a notícia.

E isso gerou comentários do tipo: "Essa foi a melhor do dia".

Pra que alguém perde tempo ali se nem acredita no que lê?
Será que ele não tem que publicar uma vez por semana num blog de meios internet?
¬¬
Rosimeri.

terça-feira, 1 de abril de 2008

E a dengue? Continua na internet

A dengue sobrevive a mais de dez dias na internet, sempre na página inicial de grandes mídias da web, como o Terra, o IG, e o G1, a pauta é mantida e anunciada como um tom de ineditismo.

De fato, sabemos que a cobertura da expansão e das medidas tomadas para controlar a doença é uma informação importante para o público, mas é também necessário tratar a informação com realidade.

A internet, na ânsia de escrever o novo, o inédito, acaba por não reconhecer que certas notícias estão ao alcance de todos os meios, que não há exclusividade para a web.

No entanto, a internet passa a frente no sentido contextualização. No G1, por exemplo, na nota publicada nesta terça-feira (01/04), falando dos pediatras que Rio Grande do Sul está enviando para o Rio de Janeiro, mesmo a única informação nova sobre o assunto ser essa, o site tem um link que dá a possibilidade ao leitor que ver a cobertura completa. É isso que ainda falta ao jornalismo tradicional.

Tatiane Martins

segunda-feira, 31 de março de 2008

Entenda mais sobre os "Entenda mais" da internet

Quem nunca abriu um dos grandes sites jornalísticos do País e não se deparou com um link, quase sempre acompanhado de uma foto ou ilustração, com o dizer "Entenda mais...". Exemplos: "Entenda mais sobre as mudanças na telefonia móvel", "Entenda mais sobre os conflitos no Tibete", "Entenda mais sobre a crise no Kosovo" e por aí vai. Agora que você já lembrou sobre o que eu estou falando, apresento mais um para a coleção dos "Entenda mais" da internet.

Entenda mais sobre os "Entenda mais" das notícias:
O recurso utilizado para fazer o espectador entender mais, ou quem sabe melhor, surgiu para atender a necessidade de mais conteúdo no meio. Matérias para sites são geralmente rápidas, tanto no tempo de publicação como para a forma de leitura. Os "Entenda mais" servem para que o público que tenha se interessado no assunto tenha mais conhecimento.
As formas de publicação são variadas, e vão de matérias velhas coladas uma em baixo da outra a infográficos modernos e interativos, daqueles que você passa o mouse na figura e mostra uma explicação do fato. Muito comum são aqueles infográficos em que fica-se passando de uma tela para outra, como um slide.
O "Entenda mais" nada mais faz que suprir a necessidade da internet por mais conteúdo e usar e abusar das maneiras de se apresentar um fato para o público.

Hoje, o G1 trouxe um exemplo típio do "Entenda mais" meia boca. O "Entenda a crise dos cartões corporativos" mostra as datas dos acontececimentos mais relevantes do "escândalo" (palavra que ficou famosa na mídia depois do Mensalão) dos cartões, que derrubou a ministra especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal e gerou mais uma CPI no Congresso, desta vez Mista. Com texto em tópicos e vídeos, o G1 almeja saciar as dúvidas do espectador.
Com um pouco mais de recursos e mais tempo para um trabalho bem feito, já que o assunto é bem mais velho, o O Globo traz na sua editoria País um infográfico para lá de interativo sobre o mensalão. Ao abertar no link uma caixa em forma de mala se abre na tela e podemos ver os personagens do escândalo e várias malas, que quando clicadas nos levam aos assuntos específicos do tema.

O "Entenda mais" é um ótimo recurso da web para interagir com o público, a questão é se realmente ficamos mais informados sobre o assunto, ou se talvez simplificamos mais ainda os temas importantes já minimizados pela imprensa.

É isso aí. Até.

Ana Laís Schauffert