.....Para resgatar a cidadania por meio das artes, a Fundação Cultural de Joinville premiou ontem a proposta “Oficinas de vídeo-participação no Jardim Paraíso” com R$ 19. 397,34. O dinheiro será usado para a compra de equipamentos. O projeto, que vai envolver 97 jovens que estão fora da escola, será colocado em prática a partir de agosto em seis encontros quinzenais.
.....A idéia geral, ao promover o envolvimento com a linguagem audiovisual, é incentivar o retorno aos estudos daqueles que ainda estão fora do ensino fundamental e médio. Nas cinco primeiras oficinas, os participantes vão aprender sobre roteiro, tipos de planos de filmagem, além de como manusear uma câmera. Por último, um grupo específico será capacitado a usar programas de software livre para a edição das cenas em computador.
.....O proponente dessa ação social é o jornalista, professor e doutor em ciências da comunicação Juciano de Sousa Lacerda, 33 anos, que assumiu a responsabilidade no penúltimo dia de inscrição. Por motivos burocráticos, a funcionária pública e enfermeira do programa Saúde da Família Sueli Alves Castanha, 33 anos, não pôde assumir o posto. Ela trabalha no Jardim Paraíso II há seis anos e participará da realização.
.....Para Sueli, a preocupação com a juventude pode evitar o envolvimento com o tráfico de drogas e a constituição de famílias muito cedo. Depois das oficinas, outros projetos culturais (como teatro e artesanato) serão inseridos no cotidiano desses jovens. “Eles têm muita vontade, mas não têm oportunidade".
No teclado, Rosimeri Back (com 1 ponto a mais na média, há!).