sábado, 14 de junho de 2008

Luz, câmera, ação social

.....Para resgatar a cidadania por meio das artes, a Fundação Cultural de Joinville premiou ontem a proposta “Oficinas de vídeo-participação no Jardim Paraíso” com R$ 19. 397,34. O dinheiro será usado para a compra de equipamentos. O projeto, que vai envolver 97 jovens que estão fora da escola, será colocado em prática a partir de agosto em seis encontros quinzenais.

.....A idéia geral, ao promover o envolvimento com a linguagem audiovisual, é incentivar o retorno aos estudos daqueles que ainda estão fora do ensino fundamental e médio. Nas cinco primeiras oficinas, os participantes vão aprender sobre roteiro, tipos de planos de filmagem, além de como manusear uma câmera. Por último, um grupo específico será capacitado a usar programas de software livre para a edição das cenas em computador.

.....O proponente dessa ação social é o jornalista, professor e doutor em ciências da comunicação Juciano de Sousa Lacerda, 33 anos, que assumiu a responsabilidade no penúltimo dia de inscrição. Por motivos burocráticos, a funcionária pública e enfermeira do programa Saúde da Família Sueli Alves Castanha, 33 anos, não pôde assumir o posto. Ela trabalha no Jardim Paraíso II há seis anos e participará da realização.

.....Para Sueli, a preocupação com a juventude pode evitar o envolvimento com o tráfico de drogas e a constituição de famílias muito cedo. Depois das oficinas, outros projetos culturais (como teatro e artesanato) serão inseridos no cotidiano desses jovens. “Eles têm muita vontade, mas não têm oportunidade".

No teclado, Rosimeri Back (com 1 ponto a mais na média, há!).

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Um novo ciclo


Realmente somos seres de hábitos. Logo acostumamos com as novidades - com as boas principalmente - e quando damos conta, não conseguimos mais nos desvincular.

A invenção do rádio, da TV, do telefone celular, e agora também da internet. Alguns anos atrás a maioria de nós viva muito bem sem essa rede de computadores. Porém, hoje, conversas são marcadas (msn), informações são buscadas (Folha, G1, Ig), vídeos postados (youtube), amigos encontrados (orkut), mensagens trocadas (e-mail). Não existe duvida de que a internet abriu um novo e amplo conceito de comunicação. No entanto, nem todas as pessoas tem acesso a essa tecnologia (por falta de estrutura, valores altos,...). Talvez uma política séria, desenvolvida com o objetivo de estreitar a distância entre a população e a internet seria o caminho.

Neste novo mundo de informação e comunicação, onde a pressa está atrelada a todo o processo, muito precisa ser feito, muito será descoberto. Só o tempo nos mostrará onde este universo digital vai nos levar...


Linda Tomelin.



terça-feira, 10 de junho de 2008

Curso de Jornalismo Aplicado

Já estão disponíveis no site do Estadão as informações sobre o XVIII Curso de Jornalismo Aplicado. O intensivo tem duração de três meses e é voltado para a formação do profissional em seus aspetos práticos.
A iniciativa, criada em 1990, é uma ação conjunta entre as diretorias de O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agência Estado e Rádio Eldorado. O curso é reconhecido como Extensão Universitária em Jornalismo pela Faculdade de Comunicações da Universidade de Navarra (Espanha). A asulas são ministradas na sede do Grupo Estado, em São Paulo.
Podem se inscrever jornalistas com até dois anos de formação ou acadêmicos que estejam cursando o último ano.
Para os focas, é uma ótima oportunidade!


Tatiane Martins