segunda-feira, 31 de março de 2008

Entenda mais sobre os "Entenda mais" da internet

Quem nunca abriu um dos grandes sites jornalísticos do País e não se deparou com um link, quase sempre acompanhado de uma foto ou ilustração, com o dizer "Entenda mais...". Exemplos: "Entenda mais sobre as mudanças na telefonia móvel", "Entenda mais sobre os conflitos no Tibete", "Entenda mais sobre a crise no Kosovo" e por aí vai. Agora que você já lembrou sobre o que eu estou falando, apresento mais um para a coleção dos "Entenda mais" da internet.

Entenda mais sobre os "Entenda mais" das notícias:
O recurso utilizado para fazer o espectador entender mais, ou quem sabe melhor, surgiu para atender a necessidade de mais conteúdo no meio. Matérias para sites são geralmente rápidas, tanto no tempo de publicação como para a forma de leitura. Os "Entenda mais" servem para que o público que tenha se interessado no assunto tenha mais conhecimento.
As formas de publicação são variadas, e vão de matérias velhas coladas uma em baixo da outra a infográficos modernos e interativos, daqueles que você passa o mouse na figura e mostra uma explicação do fato. Muito comum são aqueles infográficos em que fica-se passando de uma tela para outra, como um slide.
O "Entenda mais" nada mais faz que suprir a necessidade da internet por mais conteúdo e usar e abusar das maneiras de se apresentar um fato para o público.

Hoje, o G1 trouxe um exemplo típio do "Entenda mais" meia boca. O "Entenda a crise dos cartões corporativos" mostra as datas dos acontececimentos mais relevantes do "escândalo" (palavra que ficou famosa na mídia depois do Mensalão) dos cartões, que derrubou a ministra especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal e gerou mais uma CPI no Congresso, desta vez Mista. Com texto em tópicos e vídeos, o G1 almeja saciar as dúvidas do espectador.
Com um pouco mais de recursos e mais tempo para um trabalho bem feito, já que o assunto é bem mais velho, o O Globo traz na sua editoria País um infográfico para lá de interativo sobre o mensalão. Ao abertar no link uma caixa em forma de mala se abre na tela e podemos ver os personagens do escândalo e várias malas, que quando clicadas nos levam aos assuntos específicos do tema.

O "Entenda mais" é um ótimo recurso da web para interagir com o público, a questão é se realmente ficamos mais informados sobre o assunto, ou se talvez simplificamos mais ainda os temas importantes já minimizados pela imprensa.

É isso aí. Até.

Ana Laís Schauffert

Nenhum comentário: