Você quer ser repórter? Ou talvez só aparecer para um número maior de pessoas na internet? Quem sabe apenas contribuir para informar ao mundo algum fato que você viu?
Qualquer que seja seu objetivo, seus problemas acabaram... Muitos sites de notícias do Brasil já oferecem serviços de interação com o internauta, também denominados, como, "vc repórter" do Terra, "Vc no G1" e "Leitor-Repórter" dos catarinenses Diário Catarinense e A Notícia.
Proximidade com usuário, aumento de acessos, ganho em cobertura, são alguns dos fatores que levam os sites a adotar o serviço. O funcinamento é bem simples, o internauta que tenha algo a dizer, viu algum acontecimento, ou tem uma foto interessante pode enviar seu matéria para os sites e ver seu conteúdo ser acessado por milhares de pessoas.
Me pergunto, se todos os arquivos enviados são publicados? Quem faz esse tipo de seleção? Só os textos informativos são levados em conta? Acho que nesse ponto não, o maior portal da Rede Globo, G1, por exemplo, publica dos leitores de fotos de sósias de famosos até clics apaixonados de beijo. Esse foi o caso de domingo, 13, dia do beijo. A página principal do site trazia uma chamada das fotos enviadas por internautas sobre suas apaixonadas bitocas.
A ferramenta tem uma lógica interessante. Com o atual fenômeno de acesso que são os blogs, os sites desenvolvem um serviço que traga os internautas para a sua página.
A tática não é novidade, jornais impressos e rádios sempre disponibilizaram espaço para a participação de seus leitores/ouvintes. Seja por denúncias no ar, ou algum informação do local de um acontecimento, como no rádio, seja em cartas do leitor e espaços para fotos, como no jornal impresso.
A interação aproxima o público do espaço acessado e benefícia o site, que só ganha com uma maior cobertura jornalística, ou não jornalística também.
Qualquer que seja seu objetivo, seus problemas acabaram... Muitos sites de notícias do Brasil já oferecem serviços de interação com o internauta, também denominados, como, "vc repórter" do Terra, "Vc no G1" e "Leitor-Repórter" dos catarinenses Diário Catarinense e A Notícia.
Proximidade com usuário, aumento de acessos, ganho em cobertura, são alguns dos fatores que levam os sites a adotar o serviço. O funcinamento é bem simples, o internauta que tenha algo a dizer, viu algum acontecimento, ou tem uma foto interessante pode enviar seu matéria para os sites e ver seu conteúdo ser acessado por milhares de pessoas.
Me pergunto, se todos os arquivos enviados são publicados? Quem faz esse tipo de seleção? Só os textos informativos são levados em conta? Acho que nesse ponto não, o maior portal da Rede Globo, G1, por exemplo, publica dos leitores de fotos de sósias de famosos até clics apaixonados de beijo. Esse foi o caso de domingo, 13, dia do beijo. A página principal do site trazia uma chamada das fotos enviadas por internautas sobre suas apaixonadas bitocas.
A ferramenta tem uma lógica interessante. Com o atual fenômeno de acesso que são os blogs, os sites desenvolvem um serviço que traga os internautas para a sua página.
A tática não é novidade, jornais impressos e rádios sempre disponibilizaram espaço para a participação de seus leitores/ouvintes. Seja por denúncias no ar, ou algum informação do local de um acontecimento, como no rádio, seja em cartas do leitor e espaços para fotos, como no jornal impresso.
A interação aproxima o público do espaço acessado e benefícia o site, que só ganha com uma maior cobertura jornalística, ou não jornalística também.
Página do G1 destina as contribuíções de seus internautas de todo o mundo
Até.
Ana Laís Schauffert
Nenhum comentário:
Postar um comentário