As opções da internet parecem infinitas... Em posse dos recursos e principalmente do da visibilidade global, o usuário, quieto em sua casa, pode se transformar em um diferencial para a necessidade de alguém. Fotografando, filmando, escrevendo, publicando, modificando programas, aperfeiçoando, o internauta é o verdadeiro construtor da web.
Se encaixa nessa linha as poucas, mas famosas, fanfictions. Ficção de Fã em inglês, mas conhecida como fanfic. Essas são textos escritos por fãs de qualquer tipo de entreterimento, filme, livro, anime, desenho, novela, bandas ou até pessoas famosas... Esses fãs escrevem como gostariam que fossem a história de sua obra preferida, ou como gostariam que um fato ocorrece na vida do seu ídolo. Inventam novos personagens, novas identidades para os personagens, novas tramas, novos finais.
As novas histórias são publicadas em vários sites especilizados, criado e administrados, geralmente por um escritor, há também aqueles que publicam no orkut, em tópicos ou a mais nova moda são as fanfics interativas, isso mesmo, você pode ser o personagem principal da história, você pode ter uma vida junto aqueles que admira.
Tudo bem que isso não foi inventado na internet, a muito tempo fãs trocam fanzines com história escritas por outros fãs. No entanto, foi com certeza com a web que esses textos foram mais divulgados e conhecidos.
O interessante é o estímulo inagável que esse tipo de prática proporciona a pequenos, mas talentosos, escritores. Muitos bons escritores podem nascer de um site de fanfics. Há nesses espaços pessoas de 10 a 30 anos, em média, escrevendo, mas outras centenas de leitores. E sempre é possível encontrar alguns que escreveram apenas um história em um momento de inspiração, e outros que chegam a fazer sequências enormes. A qualidade é algo complicado de se medir, os mais críticos vão falar que alguns textos são pouco elaborados, outros que é somente para uma diversão amena, mas o legal é ver como as pessoas desenvolvem seus gostos em um texto. Eu diria que o importante é dar oportunidade para todos que querem escrever, fazendo isso muito bem, ou muito mal, se essa pessoa tomar gosto pela coisa vai se aperfeiçoar com o tempo e com o estímulo de leitores, que acabam virando fãs também dos autores das suas fanfics prefeiridas.
Por hoje só. Até.
Ana Laís Schauffert
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
aeae!!
viva as fic's *--*
aushushauhs' ai nana adorei seu texto :P
eu leio tres tipos de fic's diferentes e amo¹²³ todos *-*
realmente é maJicoo *--*
(uii que comentario mais sem graça)
Postar um comentário