Sem dúvida, uma das maiores novidades que a internet trouxe foi a tal "interatividade”. O leitor é convidado a participar, opinar, levantar discussões. Isso acontece de forma instantânea, ele escreve e já está na web. Não há aquele asterisco num cantinho escondido da página avisando que a colaboração está “sujeita a modificações”. O que ele pensa, da maneira como pensa e como sabe transmitir é que vai estar exposta na internet.
Em geral, todos os sites permitem a produção do leitor, mas, até que ponto essa produção é coerente com a dinâmica e proposta do veículo? Até que ponto abrir espaço para comentários não desvirtua a discussão do tema proposto?
Essa foi uma situação que aconteceu no site da Revi, a revista eletrônica do curso de Jornalismo do Bom Jesus. O site se apresenta como uma agência experimental que recruta bolsistas para desenvolver matérias de relevância para a comunidade acadêmica.
Uma das bolsistas desenvolveu uma matéria que falava dos furtos que tem ocorrido na instituição e, por muita sorte, conveniência ou coincidência, conseguiu uma entrevista com um estudante que já havia furtado a biblioteca e o manteve no anonimato.
De fato, o conteúdo da produção é, no mínimo, discutível. E, como já era de se prever, a polêmica que gerou foi intensa e de muito aproveitamento para quem soube usar o espaço de comentários do site para contribuir de alguma maneira. No entanto, alguns indivíduos usaram o espaço para ridicularizar os colegas, e no auge do debate fazer colocações infantis. Esse tipo de comentário saiu do ar. É correto o editor do site tomar essa atitude, ou isso seria censura?
Infelizmente, alguns cidadãos não percebem o valor de se ter um espaço público para expor opiniões e fazem uso dele para desmoralizar os outros. Se o propósito dos comentários é levantar discussões, que estas venham para enriquecer a todos, e que venham com responsabilidade. Se a responsabilidade não existir, alguém tem que impô-la, pois o respeito não pode perder-se nunca.
Abraços e até a próxima
Tatiane Martins
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário