segunda-feira, 2 de junho de 2008

A destruição da Amazônia

E mais uma vez meu assunto é a Amazônia. Estimulada pelos dados divulgados nesta segunda-feira pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de que somente em abril 1.123 quilômetros quadrados da Amazônia Legal foram desmatados.
Quinta-feira, 5, o governo deve anunciar medidas para conter a devastação, que segundo técnicos do Inpe, citados em matéria do O Globo (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/06/02/inpe_desmatamento_na_amazonia_atingiu_1_132_km2_em_abril-546615671.asp), só deve aumentar. Como se isso fosse uma novidade e não um caso de urgências, políticas que já deveriam ter sido colocadas em práticas a muito tempo. Segundo dados desse estudo o estado do Mato Grosso foi o que mais desmatou em abril. Cabe, portanto, esclarecer que a Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros, pertencentes a Bacia amazônica, que tem em seus territórios pedaços da Floresta Amazônica.
A mídia parece estar gostando do assunto, e como uma coisa leva outra, pesquisas são divulgadas, matérias publicadas, decisões tomadas e o negócio vira assunto, como se fosse novidade. Mas não é. E o problema da mídia, nesse sentido, é não contextualizar o tema, não dizer que não é de hoje que isso, acontece, que já deveria estar em debate a muito mais tempo, assim como diversos outros assuntos.

Por hoje, é isso.

Ana Laís Schauffert

Nenhum comentário: